CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ARTE EDUCAÇÃO INTERMIDIÁTICA
Núcleo temático III: Interterritorialidade no Ciberespaço
Ementa : A presença dialógica entre as diferentes linguagens artísticas sob os auspícios da metaliguagem na tecnocultura.
Arte expandida: proximidades e diálogos entre artes cênicas, artes visuais e música
Este núcleo tem como objetivo: Apresentar reflexões sobre a produção artística, apontando os diálogos estabelecidos com as linguagens artísticas, o uso de metalinguagem (se for o caso) e como a tecnocultura esteve presente ao longo do processo criativo (englobando a pré-produção, a produção e a pós-produção)
Espetáculo Frozen e suas manifestações artísticas
Alexsandra Ferreira da Silva Magalhães*
Buscar conhecimentos seja de forma lúdica ou não, faz dos cidadãos
pessoas mais esclarecidas e entendedores de sua própria história. Desse
modo existem meios de ensinar e aprender e um deles é o teatro. Sendo
assim a aplicação dessa arte seja na escola, na casas teatrais, nos museus,
nas ruas e de suma importância para a comunidade.
Para muitos autores o teatro é uma das manifestações artísticas mais
completas, pois ela abrange várias áreas cognitivas do ser humano.
Proporcionando ao protagonista e também ao ouvinte uma formação
integral daqueles que se são coparticipantes.
De acordo com autora Márcia Frederico no site CBTIJ, as
manifestações artísticas tem fator importantíssimo no desenvolvimento da
criança, porém o teatro é considerado pela especialista como o mais
completo, pois nele os mesmos podem desenvolver por completo as
inteligências e a sua formação passa a ser integral. Desse modo como eles
estão em fase de aprendizado e tem um grande interesse de aprender
acabam sendo perfeita essa inserção, pois no teatro pode-se aplicar
musicalidade, dança, literatura (lúdico) dentre outros.
Sendo assim, diz a autora:
Se pensarmos no teatro como uma das manifestações artísticas do
ser humano mais completas, podemos dizer que ele é um excelente
alimento de estímulos para as mentes ávidas das crianças. Uma vez
que na composição de um espetáculo teatral temos a possibilidade
de acrescentarmos a música que compõe a trilha sonora, as artes
plásticas que aparecem nos figurinos, nos adereços cênicos, no
cenário e em toda a plasticidade que a combinação entre esses
elementos geram, temos a dança e a expressão corporal no
movimento e qualidade de gestos dos atores, temos a literatura que
pode ser explorada através da história que é mais do que contada,
[...].
Dessa forma o autor Dallago (2017) em seu texto Hibridismo e
Fragmentação: a junção de linguagens artísticas na montagem do
espetáculo Enquanto Dure, relata em detalhes uma peça teatral de Murilo
Rubião. Nesta obra é inserida várias linguagens artísticas, sendo assim
denominada pelo autor de hibridismo. A participação de três diretores com
especialidades diferentes também fez com que o mesmo considerasse esta
obra uma inserção de múltiplas linguagens. Pois ali estava sendo aplicadas
várias atuações em um único espetáculo.
Partindo do texto de Dallago, observamos o vídeo do grupo Shadow
Theatre Verba na peça apresentada em Frozen, podemos ver nitidamente a
inserção das linguagens artísticas presente no espetáculo. Nele observamos
a musicalidade, a dança, o conto, dentre outros. Sendo assim podemos
considerá-lo como hibrido.
O vídeo começa com a cena dos atores formando um castelo, em
seguida observamos que a dança, os gestos, a música e a imaginação estão
muito presente na peça. Este teatro esta sendo todo encenado como forma
de sombras, chamado mais precisamente de teatros de sombras.
O teatro de sombras surgiu no ano de 121 a.c, com sua iniciação na
China e depois foi sendo expandido para outras regiões. Este tipo de arte
trabalha a imaginação daqueles que assistem e é ótimo para aqueles que o
pratica, pois os mesmos não aparecem em cena para se expressarem. Desse
modo os profissionais da educação podem aplicar esse tipo de teatro para
iniciação dos alunos em escolas. Porém esse tipo de arte não é fácil, mas
pode ser trabalhado em crianças com dificuldades de se relacionar.
O espetáculo Frozen é uma adaptação do conto de fadas A Rainha da
Neve, cujas cenas aparecem todos os participantes da historia sendo eles
Elsa, Anna, Olaf, flocos de neves, castelos. Todos esses personagens são
feitos por atores que fazem montagem dos seus próprios corpos para a
formação dos objetos. Esses gestos são realizados atrás de uma cortina
transparente.
Podemos observar as manifestações artísticas presente na peça teatral
dentre elas a dança - teatro. Muitas vezes para realização de uma
manifestação artística hibrida, não há necessidade do diálogo, pois muitas
vezes ações dizem por si só.
O presente trabalho tem por finalidade demonstrar que o teatro tem
múltiplas manifestações artísticas e nele você pode trabalhar a formação
integral do individuo. Fazendo assim com que aquele que realiza essa arte ou assiste possa desenvolver suas potencialidades.
Referencias bibliográfica
Disponível em http://cbtij.org.br/importancia-teatro-desenvolvimento-humano-2/
DALLAGO, S. G, Salles. Hibridismo e Fragmentação: a Junção de linguagens artísticas na
montagem do espetáculo Enquanto Dure. Urdimento, V.3, n.30, p.90-100, dezembro 2017
Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gK2QfoP7EdM
Este texto fez uma análise sobre o espetáculo Syngenta, como o objetivo de demonstrar que muitos deles podem usar tecnologia e performances. Ao observarmos estas apresentações nos sentimos dentro destas criações. Deste modo vale a pena interagir e colocar dentro das salas de aulas para que a cultura faça parte da vivência de nossos alunos.
A arte contemporânea
Falar de arte na atualidade é sem dúvida pensar em recursos
tecnológicos inseridos a ela. Dessa forma o espetáculo se torna mais
grandioso, mais exuberante e mágico para aqueles que participam ou
assistem.
O espetáculo Syngenta mistura recursos tecnológicos, dança e
conhecimento de nossa galáxia (ciência). Desse modo ao assistir essa
encenação, podemos observar que tanto arte, ciência e computação estão
sendo inseridas de forma aleatórias. Sendo assim, uma depende da outra
para um bom sucesso. O vídeo foi publicado em 18 de dezembro de 2017,
com duração de 3 minutos e 17 segundos.
De acordo com Dallago as performances contemporâneas estão
interligadas umas as outras, ou seja, são inseridas a elas poesias, romances,
danças, dentre outros. Dessa forma o desenvolvimento dessas performances
possibilita um espetáculo de melhor qualidade e desenvoltura.
De acordo com Dallago (2017), diz:
É inegável, no panorama da arte atual e, especificamente, do teatro, o
crescente diálogo instituído entre múltiplas linguagens e meios no
estabelecimento de matrizes criativas para a composição de espetáculos. Seja
através da literatura, cujos contos, poesias e romances, não necessariamente
elaborados para serem representados (como a parte dramática desta mesma
linguagem) mas ganhando adaptações e ajustes para tal; ou da música,
deixando cada vez mais de ser apenas parte acessória no fenômeno teatral e
engajando-se enquanto elemento propulsor de encenações; [...]
O espetáculo Syngenta tem mais de 19.816 visualizações e é sem
dúvida um recurso pedagógico para trabalhar em sala de aula, pois pode ser
inseridos conteúdos de ciências, química, física para os alunos, pois os
atores trabalham com elementos para esses fins. Essa peça é sem sobra de
dúvida um recurso rico de aprendizado.
Este espetáculo envolve a dança, narração, instrumentos musicais,
entre outros. Ele faz fluir a imaginação e envolver aqueles que estão
assistindo. Vale a pena assistir.
Referencias:
Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=c57t0SuUEOU
DALLAGO, Saulo Germano Sales. Hibridismo e Fragmentação: a junção de linguagens artísticas
na montagem do espetáculo Enquanto Dure. Relato publicado na Revista Urdimento, v.3, n. 30,
UDESC: Santa Catarina, 2017.
Disponível
em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103302017090 Acesso
em 02/05/2018.
Interterritorialidade: aspectos conceituais sobre as artes expandidas e A Metalinguagem no Ciberespaço
Ementa:
Fundamentos
sobre interterritorialidade intrínsecos ao conceito das artes expandidas
presentes no ciberespaço. O conceito de metaliguagem como um novo estado da
menta humana: a mente digital.
Estudo das noções de Representação, Imaginário, Contexto histórico, Identidade,
cotidiano, tendo em vista as artes em processo de interação metalinguística.
A sociedade vive de acordo com sua cultura, costumes e religiões,
sabe-se que os povos mesmo vivendo em regiões próximas, no mesmo País
e participando das mesmas mudanças sociais, mesmo assim podem-se
haver diferenças nos seus hábitos. Isso pode ser chamado de História Social
e história cultural. Dessa forma identificamos o grupo do qual um
individuo pertence pelos seus hábitos e tradições. Apesar disso não se pode
dizer que esse grupo não tenha sua vivencia alterada com o passar dos
anos.
Cada grupo social vive sua história e seus costumes diferentes uns
dos outros, muitas vezes eles são influenciados por outras culturas, porém
não deixam de perder suas raízes. Um dos maiores exemplos são os índios,
eles mudaram suas culturas, por causa da influencia do branco, porém não
perderam seus costumes. Desse modo a sociedade do século XX não é a
mesma da contemporaneidade. Desta forma nas artes não foi diferente, pois
a música, literatura, pinturas e imagens fílmicas sofreram alterações na
atualidade.
De acordo com Pesavento (2005) o artista Jakob Burckhardt
expressou em sua obra acontecimentos pelos quais seu País estava vivendo
naquele momento, como, situações políticas, sociais. Estas imagens
simbólicas são relatadas por muitos artistas em várias obras.
Conforme a autora:
Não seria demais lembrar , nesta linha dos precursores, a figura de
Jakob Burckhardt, [(...]) Burckhardt dava haver , nessa obra como todos os
aspectos da sociedade , inclusive o político, e mesmo os caracteres
individuais , se manifestavam
em termos culturais , especialmente na arte, pelo que rompia com os tradicionais esquemas cronológicos de sucessão linear no tempo.
em termos culturais , especialmente na arte, pelo que rompia com os tradicionais esquemas cronológicos de sucessão linear no tempo.
Vivemos em uma sociedade que relaciona os símbolos com
representações de sua vivência, do seu cotidiano. Portanto o mundo esta
cheio de representações simbólicas (símbolos). De modo que, cada
sociedade está relacionada com sua representação, onde cada uma delas
forma um imaginário. Dessa forma cada cultura vai diferenciando suas
formas de agir, pensar e diferenciar seus conceitos sobre aquilo que faz
parte de seu cotidiano. Nossas atitudes são modificadas a partir da relação
que temos com o outro, ou seja, somos influenciados pelo meio do qual
vivemos. Podemos exemplificar o fato da religião católica ela é dotada de
imagens e símbolos religiosos, onde alguns Santos no Brasil não são tão
adorados como no México.
A arte nos ensina que as imagens podem falar por si só, ou
seja, quando olhamos para ela podemos distinguir a que tempo e momento
do qual ela esta inserida. Muitas vezes essas imagens conseguem expressar
sentimentos naqueles que a visualiza. O poema não é diferente, ele exprime
sentimentos tanto aqueles que o lêem, como aos autores, pois sabemos que
tristes. Tanto o poema, as imagens, a pintura e a música podem aguçar o
imaginário daqueles que os envolvem.
De acordo com Pesavento (2005) as imagens levam aos homens a
fluírem seus pensamentos, utilizando seu inconsciente a um imaginário
capaz de se interligar a momentos da história, mesmo sabendo que estão
em outro momento. Dessa forma Walter Benjamin conseguiu decifrar as
representações de um tempo do qual ele não pertencia utilizando recursos
da arqueologia do imaginário
De acordo com Pesavento:
Mensagens dotadas do poder mágico de fazer crer, de parecerem verdade, de
se substituírem, ao real de serem capazes de inverter as relações sociais,
fazendo com que
os homens vivam e no mundo das representações.
Na
análise feita sobre as produções culturais da sociedade capitalista, Walter
Benjamin conseguiu trabalhar com o imaginário social, mostrando que, para
proceder à leitura de uma época, era preciso decifrar as suas representações.
Benjamin teve a ousadia de tentar realizar uma arqueologia do imaginário de
um século[ (...)]
A arte contemporânea tem grande influencia sobre a nossa vivencia,
ou seja, conseguimos visualizar em todos os lugares presença dessas obras
artísticas, estando presente nas festas populares, nas charges, nas feiras, em
computação gráfica e etc. Ela é um meio de conhecimento, pois através
dela buscamos aprender sobre o que somos e fomos. Desta forma não
podemos deixar de mencionar recursos tecnológicos que estão sendo
implantados, ajudando a aperfeiçoar ainda mais a beleza que rodeia a arte.
A música também é um dos maiores exemplos de herança cultural
que foi se modificando com o passar do tempo e com a mudança das
culturas.
Para o autor Napolitano (2002, pág.21) as mudanças que a música
sofreu não esta ligada a classes sociais e sim a valores sociais, políticos e
econômicos. Embora as mudanças atingissem o gosto de pessoas de classe
alta, pois a elite que proporcionava essa apreciação às classe populares.
Outros autores enfatizavam que a música , bem como os produtos culturais,
como um todo, não estão ligados,
organicamente, a esta ou aquela classe ou
grupo social.
O que ocorre é uma apropriação, cujo processo contém em si
posições sociológicas e as contradições políticas e
econômicas que
perpassam uma sociedade. Por exemplo, no século XIX, as classe populares
se apropriaram de
árias de óperas, originalmente produzidas dentro da
linguagem da cultura burguesa, enquanto as classe altas
se apropriaram da
valsa derivada de formas populares de dança.
Quando pensamos em arte, voltamos à séculos atrás e conseguimos
entrar em um processo de construção do imaginário. Lembramos de artistas
que expuseram suas obras em seu momento de nostalgia, alegria,
insatisfação. Mas pensar em arte é ir para o futuro e também imaginar
momentos de revolução. Pois a arte está em todos os lugares, é usar o seu
corpo, sua mente, sua alma e entregar-se de fato a ela.
Referência:
NAPOLITANO, Marcos. História&Música – história da música popular/ Marcos Napolitano – Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História cultural. 3ª edição. Disponível em
https://youtu.be/YzTeYa1bA8 Disponível em https://youtu.be/RtED0zHrNiQ
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