Núcleo III


CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ARTE EDUCAÇÃO INTERMIDIÁTICA



Núcleo temático III: Interterritorialidade no Ciberespaço

Ementa : A presença dialógica entre as diferentes linguagens artísticas sob os auspícios da metaliguagem na tecnocultura.



Arte expandida: proximidades e diálogos entre artes cênicas, artes visuais e música


Este núcleo tem como objetivo: Apresentar reflexões sobre a produção artística, apontando os diálogos estabelecidos com as linguagens artísticas, o uso de metalinguagem (se for o caso) e como a tecnocultura esteve presente ao longo do processo criativo (englobando a pré-produção, a produção e a pós-produção)




                                         




Espetáculo Frozen e suas manifestações artísticas 

                                                                                                Alexsandra Ferreira da Silva Magalhães* 

Buscar conhecimentos seja de forma lúdica ou não, faz dos cidadãos pessoas mais esclarecidas e entendedores de sua própria história. Desse modo existem meios de ensinar e aprender e um deles é o teatro. Sendo assim a aplicação dessa arte seja na escola, na casas teatrais, nos museus, nas ruas e de suma importância para a comunidade. Para muitos autores o teatro é uma das manifestações artísticas mais completas, pois ela abrange várias áreas cognitivas do ser humano. Proporcionando ao protagonista e também ao ouvinte uma formação integral daqueles que se são coparticipantes. De acordo com autora Márcia Frederico no site CBTIJ, as manifestações artísticas tem fator importantíssimo no desenvolvimento da criança, porém o teatro é considerado pela especialista como o mais completo, pois nele os mesmos podem desenvolver por completo as inteligências e a sua formação passa a ser integral. Desse modo como eles estão em fase de aprendizado e tem um grande interesse de aprender acabam sendo perfeita essa inserção, pois no teatro pode-se aplicar musicalidade, dança, literatura (lúdico) dentre outros. Sendo assim, diz a autora: Se pensarmos no teatro como uma das manifestações artísticas do ser humano mais completas, podemos dizer que ele é um excelente alimento de estímulos para as mentes ávidas das crianças. Uma vez que na composição de um espetáculo teatral temos a possibilidade de acrescentarmos a música que compõe a trilha sonora, as artes plásticas que aparecem nos figurinos, nos adereços cênicos, no cenário e em toda a plasticidade que a combinação entre esses elementos geram, temos a dança e a expressão corporal no movimento e qualidade de gestos dos atores, temos a literatura que pode ser explorada através da história que é mais do que contada, [...]. Dessa forma o autor Dallago (2017) em seu texto Hibridismo e Fragmentação: a junção de linguagens artísticas na montagem do espetáculo Enquanto Dure, relata em detalhes uma peça teatral de Murilo Rubião. Nesta obra é inserida várias linguagens artísticas, sendo assim denominada pelo autor de hibridismo. A participação de três diretores com especialidades diferentes também fez com que o mesmo considerasse esta obra uma inserção de múltiplas linguagens. Pois ali estava sendo aplicadas várias atuações em um único espetáculo. Partindo do texto de Dallago, observamos o vídeo do grupo Shadow Theatre Verba na peça apresentada em Frozen, podemos ver nitidamente a inserção das linguagens artísticas presente no espetáculo. Nele observamos a musicalidade, a dança, o conto, dentre outros. Sendo assim podemos considerá-lo como hibrido. O vídeo começa com a cena dos atores formando um castelo, em seguida observamos que a dança, os gestos, a música e a imaginação estão muito presente na peça. Este teatro esta sendo todo encenado como forma de sombras, chamado mais precisamente de teatros de sombras. O teatro de sombras surgiu no ano de 121 a.c, com sua iniciação na China e depois foi sendo expandido para outras regiões. Este tipo de arte trabalha a imaginação daqueles que assistem e é ótimo para aqueles que o pratica, pois os mesmos não aparecem em cena para se expressarem. Desse modo os profissionais da educação podem aplicar esse tipo de teatro para iniciação dos alunos em escolas. Porém esse tipo de arte não é fácil, mas pode ser trabalhado em crianças com dificuldades de se relacionar. O espetáculo Frozen é uma adaptação do conto de fadas A Rainha da Neve, cujas cenas aparecem todos os participantes da historia sendo eles Elsa, Anna, Olaf, flocos de neves, castelos. Todos esses personagens são feitos por atores que fazem montagem dos seus próprios corpos para a formação dos objetos. Esses gestos são realizados atrás de uma cortina transparente. Podemos observar as manifestações artísticas presente na peça teatral dentre elas a dança - teatro. Muitas vezes para realização de uma manifestação artística hibrida, não há necessidade do diálogo, pois muitas vezes ações dizem por si só. O presente trabalho tem por finalidade demonstrar que o teatro tem múltiplas manifestações artísticas e nele você pode trabalhar a formação integral do individuo. Fazendo assim com que aquele que realiza essa arte ou assiste possa desenvolver suas potencialidades. 

Referencias bibliográfica

 Disponível em http://cbtij.org.br/importancia-teatro-desenvolvimento-humano-2/ 

DALLAGO, S. G, Salles. Hibridismo e Fragmentação: a Junção de linguagens artísticas na montagem do espetáculo Enquanto Dure. Urdimento, V.3, n.30, p.90-100, dezembro 2017


 Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gK2QfoP7EdM 


Este texto fez uma análise sobre o espetáculo Syngenta, como o objetivo de demonstrar que muitos deles podem usar tecnologia e performances. Ao observarmos estas apresentações nos sentimos dentro destas criações. Deste modo vale a pena interagir e colocar dentro das salas de aulas para que a cultura faça parte da vivência de nossos alunos. 





A arte contemporânea


Falar de arte na atualidade é sem dúvida pensar em recursos tecnológicos inseridos a ela. Dessa forma o espetáculo se torna mais grandioso, mais exuberante e mágico para aqueles que participam ou assistem. O espetáculo Syngenta mistura recursos tecnológicos, dança e conhecimento de nossa galáxia (ciência). Desse modo ao assistir essa encenação, podemos observar que tanto arte, ciência e computação estão sendo inseridas de forma aleatórias. Sendo assim, uma depende da outra para um bom sucesso. O vídeo foi publicado em 18 de dezembro de 2017, com duração de 3 minutos e 17 segundos. De acordo com Dallago as performances contemporâneas estão interligadas umas as outras, ou seja, são inseridas a elas poesias, romances, danças, dentre outros. Dessa forma o desenvolvimento dessas performances possibilita um espetáculo de melhor qualidade e desenvoltura. 
                De acordo com Dallago (2017), diz:

                                                                         É inegável, no panorama da arte atual e, especificamente, do teatro, o crescente diálogo                                                                                                             instituído entre múltiplas linguagens e meios no estabelecimento de matrizes criativas para     a                                                                                                            composição de espetáculos. Seja através da literatura, cujos contos, poesias e romances, não                                                                                                                  necessariamente elaborados para serem representados (como a parte dramática desta mesma 
                                                                                                        linguagem)  mas ganhando adaptações e ajustes para tal; ou da música, deixando cada vez  mais                                                                                                           de ser apenas parte acessória no fenômeno teatral e engajando-se enquanto elemento propulsor de                                                                                                          encenações;  [...]



 O espetáculo Syngenta tem mais de 19.816 visualizações e é sem dúvida um recurso pedagógico para trabalhar em sala de aula, pois pode ser inseridos conteúdos de ciências, química, física para os alunos, pois os atores trabalham com elementos para esses fins. Essa peça é sem sobra de dúvida um recurso rico de aprendizado. 
Este espetáculo envolve a dança, narração, instrumentos musicais, entre outros. Ele faz fluir a imaginação e envolver aqueles que estão assistindo. Vale a pena assistir.






Referencias: 

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=c57t0SuUEOU 

DALLAGO, Saulo Germano Sales. Hibridismo e Fragmentação: a junção de linguagens artísticas na montagem do espetáculo Enquanto Dure. Relato publicado na Revista Urdimento, v.3, n. 30, UDESC: Santa Catarina, 2017. 

Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103302017090 Acesso em 02/05/2018.



Interterritorialidade: aspectos conceituais sobre as artes expandidas e A Metalinguagem no Ciberespaço


Ementa:



Fundamentos sobre interterritorialidade intrínsecos ao conceito das artes expandidas presentes no ciberespaço. O conceito de metaliguagem como um novo estado da menta humana: a mente digital.







Estudo das noções de Representação, Imaginário, Contexto histórico, Identidade, cotidiano, tendo em vista as artes em processo de interação metalinguística. A sociedade vive de acordo com sua cultura, costumes e religiões, sabe-se que os povos mesmo vivendo em regiões próximas, no mesmo País e participando das mesmas mudanças sociais, mesmo assim podem-se haver diferenças nos seus hábitos. Isso pode ser chamado de História Social e história cultural. Dessa forma identificamos o grupo do qual um individuo pertence pelos seus hábitos e tradições. Apesar disso não se pode dizer que esse grupo não tenha sua vivencia alterada com o passar dos anos. Cada grupo social vive sua história e seus costumes diferentes uns dos outros, muitas vezes eles são influenciados por outras culturas, porém não deixam de perder suas raízes. Um dos maiores exemplos são os índios, eles mudaram suas culturas, por causa da influencia do branco, porém não perderam seus costumes. Desse modo a sociedade do século XX não é a mesma da contemporaneidade. Desta forma nas artes não foi diferente, pois a música, literatura, pinturas e imagens fílmicas sofreram alterações na atualidade. De acordo com Pesavento (2005) o artista Jakob Burckhardt expressou em sua obra acontecimentos pelos quais seu País estava vivendo naquele momento, como, situações políticas, sociais. Estas imagens simbólicas são relatadas por muitos artistas em várias obras. 

Conforme a autora: 


                                                                    Não seria demais lembrar , nesta linha dos precursores,  a                                                                  figura de Jakob Burckhardt, [(...]) Burckhardt dava haver ,                                                                      nessa obra como todos os aspectos da sociedade , inclusive o                                                                  político, e mesmo os caracteres individuais , se manifestavam 
                                                              em termos culturais , especialmente na arte, pelo que rompia                                                                  com os tradicionais esquemas cronológicos de sucessão linear                                                                no tempo.

Vivemos em uma sociedade que relaciona os símbolos com representações de sua vivência, do seu cotidiano. Portanto o mundo esta cheio de representações simbólicas (símbolos). De modo que, cada sociedade está relacionada com sua representação, onde cada uma delas forma um imaginário. Dessa forma cada cultura vai diferenciando suas formas de agir, pensar e diferenciar seus conceitos sobre aquilo que faz parte de seu cotidiano. Nossas atitudes são modificadas a partir da relação que temos com o outro, ou seja, somos influenciados pelo meio do qual vivemos. Podemos exemplificar o fato da religião católica ela é dotada de imagens e símbolos religiosos, onde alguns Santos no Brasil não são tão adorados como no México. A arte nos ensina que as imagens podem falar por si só, ou seja, quando olhamos para ela podemos distinguir a que tempo e momento do qual ela esta inserida. Muitas vezes essas imagens conseguem expressar sentimentos naqueles que a visualiza. O poema não é diferente, ele exprime sentimentos tanto aqueles que o lêem, como aos autores, pois sabemos que tristes. Tanto o poema, as imagens, a pintura e a música podem aguçar o imaginário daqueles que os envolvem. De acordo com Pesavento (2005) as imagens levam aos homens a fluírem seus pensamentos, utilizando seu inconsciente a um imaginário capaz de se interligar a momentos da história, mesmo sabendo que estão em outro momento. Dessa forma Walter Benjamin conseguiu decifrar as representações de um tempo do qual ele não pertencia utilizando recursos da arqueologia do imaginário
De acordo com Pesavento:


                                                                     Mensagens dotadas do poder mágico de fazer crer, de                                                                          parecerem verdade, de se substituírem, ao real de serem                                                                         capazes de inverter as relações sociais, fazendo com que
                                                                   os homens vivam e no mundo das representações.
                                                                 Na análise feita sobre as produções culturais da sociedade                                                                      capitalista, Walter Benjamin conseguiu trabalhar com o                                                                           imaginário social, mostrando que, para proceder à leitura                                                                         de uma época, era preciso decifrar as suas representações. 
                                                                  Benjamin teve  a ousadia de tentar realizar uma arqueologia                                                                    do imaginário de um século[ (...)] 

A arte contemporânea tem grande influencia sobre a nossa vivencia, ou seja, conseguimos visualizar em todos os lugares presença dessas obras artísticas, estando presente nas festas populares, nas charges, nas feiras, em computação gráfica e etc. Ela é um meio de conhecimento, pois através dela buscamos aprender sobre o que somos e fomos. Desta forma não podemos deixar de mencionar recursos tecnológicos que estão sendo implantados, ajudando a aperfeiçoar ainda mais a beleza que rodeia a arte. A música também é um dos maiores exemplos de herança cultural que foi se modificando com o passar do tempo e com a mudança das culturas. Para o autor Napolitano (2002, pág.21) as mudanças que a música sofreu não esta ligada a classes sociais e sim a valores sociais, políticos e econômicos. Embora as mudanças atingissem o gosto de pessoas de classe alta, pois a elite que proporcionava essa apreciação às classe populares. 


Conforme Napolitano:
                                                                            
                                                                        Outros autores enfatizavam que a música , bem como os                                                                     produtos culturais, como um todo, não estão ligados,
                                                                   organicamente, a esta ou aquela classe ou grupo social. 
                                                                   O que ocorre é uma apropriação, cujo processo contém em                                                                     si posições sociológicas e as contradições políticas e 
                                                                   econômicas que perpassam uma sociedade. Por exemplo,                                                                       no século XIX, as classe populares se apropriaram de 
                                                                   árias de óperas, originalmente produzidas dentro da
                                                                   linguagem da cultura burguesa, enquanto as classe altas 
                                                                   se apropriaram da valsa derivada de formas populares de                                                                         dança.


Quando pensamos em arte, voltamos à séculos atrás e conseguimos entrar em um processo de construção do imaginário. Lembramos de artistas que expuseram suas obras em seu momento de nostalgia, alegria, insatisfação. Mas pensar em arte é ir para o futuro e também imaginar momentos de revolução. Pois a arte está em todos os lugares, é usar o seu corpo, sua mente, sua alma e entregar-se de fato a ela. 

Referência:

NAPOLITANO, Marcos. História&Música – história da música popular/ Marcos Napolitano – Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História cultural. 3ª edição. Disponível em

https://youtu.be/YzTeYa1bA8 Disponível em https://youtu.be/RtED0zHrNiQ



















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